10 de fev de 2010

Tampinhas de garrafas pet servirão para filtragem ecológica no Zoo

Reduzir o consumo e garantir a qualidade da água para os animais do Jardim Zoológico de Salvador, através de um sistema barato e alternativo. Esta é a proposta da campanha CataZoo, idealizado pelo grupo de cinco alunos de Relações Públicas da UNEB com apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema).
O CataZoo prevê a arrecadação de 2 milhões de tampinhas de garrafas pet, que serão utilizadas em filtros naturais para a limpeza da água dos animais aquáticos que vivem no parque. Esse número de tampinhas é suficiente para encher e limpar os cinco tanques, responsáveis pelo sistema de filtragem dos hipopótamos, macacos pregos, antas, aves de rapina entre outros animais.
Filtros ecológicos - Gerson Norberto, coordenador do Zoo, informou que a construção dos filtros poderia ser feita através de um material plástico vendido nos Estados Unidos, que custa U$ 1,50 a unidade. “Através das tampinhas se obtém o mesmo resultado gratuitamente. As algas presentes na água serão filtradas e depositadas nas ranhuras das tampinhas plásticas”, explicou Norberto, ao enfatizar que a retirada das algas garante a limpeza dos filtros.
Ecologicamente viável - Todo material utilizado no sistema de filtragem com o aproveitamento das tampinhas é de baixo custo e reutilizável em outras áreas, podendo ser transferido a qualquer momento. Além disso, a ação permite a reciclagem de uma grande quantidade de tampinhas, estimula a população a fazer coleta seletiva de lixo e ainda alerta para a necessidade de reutilizar materiais.
Comunicação - Para obter êxito, a campanha conta com a participação de todos. As pessoas que desejarem participar e obter informações da iniciativa pode acessar o blog através do endereço http://www.catazoo.blogspot.com/.

Para quem deseja colaborar com a campanha, as tampinhas podem ser entregues na Secretária Estadual do Meio Ambiente (Sema), no CAB, ou no Jardim Zoológico de Salvador, em Ondina.

Fonte: IMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário